Subscribe Now
Trending News
Foto Destaque

Clínica em João Pessoa tem setor interditado por reutilizar agulhas em cirurgias 

Clínica em João Pessoa tem setor interditado por reutilizar agulhas em cirurgias

Uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) flagrou a reutilização de agulhas descartáveis em cirurgias cardíacas, em uma clínica de João Pessoa. A ação aconteceu na segunda-feira (17) e resultou na interdição ética do Centro de Material e Esterilização da Clínica Dom Rodrigo.

Segundo o relatório de fiscalização do conselho, o local operava sem anotações técnicas responsáveis, registros adequados e escala de enfermagem regularizada. Também foram identificadas a ausência de um enfermeiro responsável pelo Centro de Material e Esterilização (CME) e pelo centro cirúrgico, número insuficiente de profissionais e inexistência de uma Comissão de Ética de Enfermagem. A interdição ética impede os profissionais de trabalharem no setor.

Em nota, a Clínica Dom Rodrigo disse que a “decisão que referenda a interdição é genérica e evasiva”. A unidade afirmou ainda que tem profissionais comprometidos com a excelência no atendimento, e que não hesitará quanto à adoção das medidas legais cabíveis para garantir o regular e integral funcionamento das atividades.

A prática de reutilizar itens descartáveis, proibida por normas sanitárias, configura violação que pode levar a infecções, principalmente em procedimentos de alta complexidade.

A presidente do Coren-PB, Rayra Beserra, afirmou que a interdição foi necessária diante das irregularidades. “Foi uma medida necessária diante de graves irregularidades que colocam em risco a vida dos pacientes e o exercício seguro da nossa profissão. Não podemos permitir que práticas inadequadas, como a reutilização de materiais descartáveis e a ausência de profissionais habilitados, comprometam a integridade do cuidado”, destacou.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Os campos obrigatórios estão marcados *