Reclama PB

Álbum com músicas de Aldir Blanc e Maurício Tapajós inspira série de TV 'Imagem vinil'

Por Redação em 04/06/2020 às 00:24:13
? As letras imagéticas do compositor carioca Aldir Blanc (2 de setembro de 1946 – 4 de maio de 2020) eram coisas de cinema. Ou de série de TV. Tanto que as narrativas musicais do álbum Aldir Blanc – Maurício Tapajós (1984) inspiraram os episódios da série Imagem vinil, no ar pelo canal por assinatura Prime Box Brazil a partir desta quinta-feira, 4 de junho, data em que a morte do engenhoso letrista e escritor completa um mês.

Criada e dirigida por Frederico Cardoso, a série Imagem vinil joga luz sobre a relevante parceria musical de Aldir com o compositor carioca Maurício Tapajós (27 de dezembro de 1943 – 21 de abril de 1995). Menos ouvida pelo público, essa afinada obra ganhou visibilidade no vácuo da parceria de Aldir Blanc com João Bosco.

A partir de 1983, a parceria de Bosco e Blanc começou a ser progressivamente diluída até ser desativada melancolicamente em 1986, quebrando elo que somente seria refeito em 2005 – então já sem a força popular da fase inicial da obra da dupla de compositores, pedra fundamental da MPB da década de 1970.

Naquela fase de diluição, o cronista carioca Aldir Blanc começou a intensificar a parceria com o conterrâneo Maurício Tapajós. Iniciada nos anos 1970, a parceria de Blanc com Tapajós já tinha rendido um sucesso, o samba-sem-exaltação Querelas do Brasil (1978), lançado nas vozes do Quarteto em Cy e da cantora Elis Regina (1945 – 1982), principal intérprete das músicas de Blanc com Bosco.

Em que pese esse sucesso inicial, a parceria de Aldir Blanc com Maurício Tapajós somente ganhou corpo – na forma de letras escritas por Aldir com alta dose de carioquice que expôs o raro dom do ourives das palavras – no álbum duplo lançado em 1984 pela gravadora Saci (Sociedade dos Artistas Independentes) com capa criada pelo artista visual Mello Menezes.

Das 20 músicas que compuseram os quatro lados do LP duplo Aldir Blanc – Maurício Tapajós, onze tinham as assinaturas de Aldir e Maurício (em alguns casos, com adesão de um terceiro compositor). Em 1994, o álbum duplo foi relançado na forma de CD simples, com oito dessas onze músicas, outras três composições fora da parceria (assinadas por um ou por outro compositor, a sós ou com outro parceiro) e faixa inédita da obra da dupla de compositores, O topete e a raspadinha, música registrada na voz da cantora Cristina Santos.

De alma carioca, esse repertório inspirou os episódios da série de TV Imagem vinil, cujo tema de abertura é o samba Querelas do Brasil.

A propósito, a letra do samba Querelas do Brasil ajudou a gerar o segundo episódio, Pimenta, juntamente com os versos de outro samba da dupla, Entre o torresmo e a moela. Já o primeiro episódio, Saudade, de tom mais sentimental, foi inspirado nas músicas Perder um amigo e O bonde (parceria de Maurício Tapajós com Sueli Costa e Sidney Miller).

Em sintonia com a geografia musical da escrita de Aldir Blanc, as tramas da série Imagem vinil gravitam em torno da Tijuca, epicentro da vida real do engenhoso cronista musical.

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729