Reclama PB

Apple vai facilitar visualização de informações que aplicativos coletam dos usuários

Empresa também vai incluir indicador para mostrar quando câmera e microfones estão sendo usados e ocultar verdadeira localização dos usuários. A Apple anunciou uma [...]

Por Redação em 25/06/2020 às 12:11:25
Empresa também vai incluir indicador para mostrar quando câmera e microfones estão sendo usados e ocultar verdadeira localização dos usuários. A Apple anunciou uma série de novidades de privacidade durante a Conferência Global de Desenvolvedores da empresa (WWDC, na sigla em inglês).

Apple anuncia iOS 14 com nova tela inicial e aplicativo de tradução de conversa

Uma das principais é que a Apple está facilitando a visualização do conjunto de dados que um aplicativo pode coletar para realizar o rastreio do usuário.

Segundo a Apple, a ideia era simplificar a visualização de quais dados um aplicativo está coletando. A inspiração foram as tabelas nutricionais, que vêm nos alimentos.

Apple vai exibir, na página de um aplicativo na loja de apps, quais informações ele coleta

Divulgação/Apple

A partir da próxima atualização, haverá uma exibição mais simples das informações que um aplicativo coleta na página do próprio aplicativo dentro da loja da Apple.

A empresa vai solicitar que desenvolvedores informem práticas de coleta de dados em 31 categorias e disponibilizar essas informações para os usuários em duas tabelas, uma sobre os dados coletados e outra sobre quais dados são usados para rastrear o usuário.

A Apple tem acesso a essas informações porque, em última análise, é a empresa que faz a triagem e escolhe os aplicativos que podem estar na App Store.

Apesar disso, a Apple não avisa se os termos de privacidade mudam depois de o usuário ter baixado o aplicativo. Segundo representantes da empresa, há questões legais que discutem o assunto e essa é uma responsabilidade do próprio app.

Indicador de gravação e localidade

Outra novidade é para quem tinha preocupação com estar sendo ouvido por algum aplicativo. A partir de agora a Apple vai passar a exibir um sinal quando algum app estiver usando a câmera ou o microfone.

O aviso será um ponto colorido na parte superior da tela: laranja se o microfone estiver sendo usado, ou verde caso seja a câmera que esteja em uso.

Com novo iOS 14, Apple vai exibir quando um aplicativo está usando a câmera e o microfone

Reprodução

Para saber qual aplicativo está usando o recurso, o usuário poderá acessar a central de comando.

Como forma de dar maior controle às informações que um usuário compartilha, a Apple vai permitir a um usuário compartilhar uma localização imprecisa com um aplicativo, indicando apenas a região que o usuário está.

200 milhões de contas

A empresa também apresentou dados sobre o Sign In com Apple, sistema de cadastro em aplicativos, lançado como parte da WWDC do ano passado.

Segundo representantes da Apple, 200 milhões de contas foram criadas com o sistema de cadastro da empresa desde o lançamento e desenvolvedores que adotaram a opção tiveram aumento no número de registros.

A função é semelhante àquelas que já existem para contas do Google e do Facebook, quando se opta por fazer login com uma dessas contas em um novo aplicativo ou serviço on-line.

A Apple prometeu, no entanto, que não usaria as informações dos usuários e nem compartilharia esses dados entre aplicativos, além de fornecer opções de anonimidade, como esconder o endereço de e-mail.

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729