Reclama PB

Expedito Netto é eleito terceiro secretário da Câmara e substituirá Fábio Faria no cargo

Deputado é filiado ao PSD e será responsável pelas licenças médicas dos parlamentares. Fábio Faria deixou função ao se licenciar do mandato para assumir [...]

Por Redação em 08/07/2020 às 18:14:51
Deputado é filiado ao PSD e será responsável pelas licenças médicas dos parlamentares. Fábio Faria deixou função ao se licenciar do mandato para assumir Ministério das Comunicações.

Deputado Expedito Netto (PSD-RO), novo terceiro secretário da Câmara

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (8), em votação secreta, o deputado Expedito Netto (PSD-RO) para a vaga de terceiro secretário da Mesa Diretora. Ele recebeu 375 votos a favor. Não houve nenhum contrário. Outros 43 deputados votaram em branco.

Ele irá substituir o deputado Fábio Faria (PSD-RN), que deixou o cargo e se licenciou do mandato ao ser nomeado ministro das Comunicações. Netto ficará no cargo até o restante do biênio 2019-2020, que vai até fevereiro de 2021.

Indicado pelo PSD, a quem cabia a vaga, ele foi o único candidato na disputa. Filho do ex-senador Expedito Júnior, Netto é bacharel em direito e está em seu segundo mandato como deputado federal.

Entre as principais atribuições do terceiro secretário estão a de conceder licenças médicas para deputados e autorizar previamente o reembolso das despesas com passagens aéreas internacionais.

Também foi realizada uma eleição para o cargo de quarto suplente de secretário da Mesa Diretora, vaga aberta após a morte do deputado Assis Carvalho (PT-PI) no domingo (5).

Para a vaga, que pertencia ao PT, foi eleito o deputado Paulão (PT-AL) com 332 votos a favor e 68 em branco. Paulão terá a função de substituir algum secretário que se ausentar e poderá participar das reuniões do órgão.

A Mesa Diretora é composta por sete integrantes titulares, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dois vice-presidentes e quatro secretários, além de quatro suplentes de secretário.

Eleitos a cada dois anos, eles são responsáveis por dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara.

A distribuição das vagas da Mesa Diretora é definida de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos.

Fonte: G1

Botecos 83
JA 729