Deputado é filiado ao PSD e será responsável pelas licenças médicas dos parlamentares. Fábio Faria deixou função ao se licenciar do mandato para assumir Ministério das Comunicações.
Deputado Expedito Netto (PSD-RO), novo terceiro secretário da Câmara
Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (8), em votação secreta, o deputado Expedito Netto (PSD-RO) para a vaga de terceiro secretário da Mesa Diretora. Ele recebeu 375 votos a favor. Não houve nenhum contrário. Outros 43 deputados votaram em branco.
Ele irá substituir o deputado Fábio Faria (PSD-RN), que deixou o cargo e se licenciou do mandato ao ser nomeado ministro das Comunicações. Netto ficará no cargo até o restante do biênio 2019-2020, que vai até fevereiro de 2021.
Indicado pelo PSD, a quem cabia a vaga, ele foi o único candidato na disputa. Filho do ex-senador Expedito Júnior, Netto é bacharel em direito e está em seu segundo mandato como deputado federal.
Entre as principais atribuições do terceiro secretário estão a de conceder licenças médicas para deputados e autorizar previamente o reembolso das despesas com passagens aéreas internacionais.
Também foi realizada uma eleição para o cargo de quarto suplente de secretário da Mesa Diretora, vaga aberta após a morte do deputado Assis Carvalho (PT-PI) no domingo (5).
Para a vaga, que pertencia ao PT, foi eleito o deputado Paulão (PT-AL) com 332 votos a favor e 68 em branco. Paulão terá a função de substituir algum secretário que se ausentar e poderá participar das reuniões do órgão.
A Mesa Diretora é composta por sete integrantes titulares, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dois vice-presidentes e quatro secretários, além de quatro suplentes de secretário.
Eleitos a cada dois anos, eles são responsáveis por dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara.
A distribuição das vagas da Mesa Diretora é definida de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos.