Reclama PB

Bill Gates: remédio para Covid-19 precisa chegar a quem mais precisa, não a quem pagar mais

Bilionário e filantropo afirmou que, se a única lógica da distribuição de remédios contra Covid-19 for a do mercado, a pandemia vai ser mais longa e [...]

Por Redação em 13/07/2020 às 15:03:45
Bilionário e filantropo afirmou que, se a única lógica da distribuição de remédios contra Covid-19 for a do mercado, a pandemia vai ser mais longa e mortal. Fundador da Microsoft Bill Gates durante evento de tecnologia em Pequim, na China, em 2018

Thomas Peter/Reuters

O bilionário filantropo Bill Gates afirmou que as drogas para combater a Covid-19 e uma eventual vacina devem ser disponibilizadas aos países e povos que mais precisam, e não a quem pagar mais --se a lógica da distribuição desses fármacos for a do mercado, afirmou, a pandemia vai se prolongar. As declarações foram divulgadas neste sábado (11), em uma conferência sobre Covid-19 organizada pela Aids Society.

Coronavírus: Como Bill Gates virou alvo de teorias da conspiração sobre a pandemia

"Se nós deixarmos as drogas e as vacinas irem para quem pagar mais, e não para as pessoas e locais onde são mais necessários, a pandemia será mais longa, mais injusta e mais mortal", afirmou.

"Precisamos que os líderes tomem essas decisões difíceis sobre a distribuição com base em equidade, e não fatores de mercado", disse.

Com centenas de projetos de vacina encaminhados --os governos europeus e dos Estados Unidos investiram bilhões de dólares em pesquisas--, há a preocupação que os países ricos iriam levar todas as drogas promissoras contra o coronavírus e deixar os países em desenvolvimento sem nada.

A Comissão Europeia e a Organização Mundial da Saúde (OMS) avisaram que pode haver uma competição não saudável na busca por um medicamento.

Dentista fala como é ser 1ª brasileira a participar de testes de vacina contra Covid-19

Autoridades do governo dos EUA, no entanto, já afirmaram que vão priorizar residentes do país.

Gates disse que os esforços começaram há décadas, para combater a crise de HIV/Aids, quando os países se juntaram para que os remédios que combatem esse vírus e essa doença estivessem disponíveis em todo o mundo. Isso, de acordo com ele, pode servir como modelo para tornar os remédios contra Covid-19 mais acessíveis.

Os exemplo são o Fundo Global para Combater a Aids, Tuberculose e Malária, de 2002, e o Plano Emergencial de Alívio para a Aids.

"Uma das grandes lições na luta contra o HIV e a Aids é a importância de construir esse sistema global de distribuição para que as drogas cheguem a todos", ele afirmou.

Gates é o fundador da Microsoft.

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729