Reclama PB

Governo estuda retomada de feiras livres em Minas Gerais

Por Redação em 24/07/2020 às 13:48:29

De acordo com o chefe de gabinete da SES, questionamentos sobre o setor foram recebidos em consulta pública. Feira livre de Alfenas (MG)

Reprodução/EPTV

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de MG tem estudado as sugestões recebidas em consulta pública para apresentar um novo "Minas Consciente" na próxima quarta-feira (29). De acordo com o chefe de gabinete da pasta, João Pinho, a situação das feiras livres está entre os tópicos analisados.

"Quando lançamos o programa, três meses atrás, a gente estava subindo a nossa curva. Hoje, como a gente se aproxima de outro momento, um momento de platô, a gente precisa verificar se a estratégia de momento é adequada para essa etapa", disse Pinho na entrevista coletiva desta sexta-feira (24).

Chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho

Reprodução/Redes sociais

Dentro do atual programa "Minas Consciente", cinemas, feiras e espetáculos de dança estão entre os "setores que deverão retomar pós pandemia". A ideia, segundo o chefe de gabinete, é dar uma previsão para que representantes das atividades consideradas de risco também possam se programar.

"As feiras livres têm tangência com o setor essencial, mas, por mais que sejam atividades ao ar livre, também há questões sanitárias relevantes. Nos próximos 10 dias, a gente deve lançar uma nova versão desse plano, com mais previsibilidade, regra e norte para que a gente consiga voltar com essas atividades no menor tempo possível", acrescentou.

O "Minas Consciente" reúne protocolos para reabertura gradual do comércio. O programa foi lançado em abril deste ano e classifica as atividades em ondas. Até esta quinta-feira, 254 das 853 cidades haviam confirmado adesão a ele.

A Justiça definiu, no dia 9 de julho, que as cidades que optaram por não fazer parte do programa devem cumprir normas de distanciamento social e permitir apenas o funcionamento de serviços essenciais.

Secretário-adjunto de Saúde de MG, Marcelo Cabral

Reprodução/Redes sociais

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES, divulgado nesta manhã, Minas Gerais teve mais de 4 mil novos casos de coronavírus confirmados em 24h. O total de casos chegou a 106.812, sendo que 2.315 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no estado.

A pasta acredita que estejamos passando pelo platô da pandemia, que significa certa estabilidade em um patamar alto. O número de casos novos, confirmados diariamente, tende a permanecer estável.

O secretário-adjunto da pasta, Marcelo Cabral, defendeu a continuidade dos cuidados de higiene e de distanciamento social.

"Se mantenham vigilantes. É importante que as pessoas evitem as ruas nesse momento", pediu.

Assista à entrevista coletiva na íntegra:

Fonte: G1

Botecos 83

Comentários

JA 729