Reclama PB

Foto de criança ao lado de paio morto na Índia comove e viraliza

Por Redação em 20/09/2018 às 09:18:27

A foto de um menino chorando junto ao pai morto que viralizou nesta semana sensibilizou usuários das redes sociais na Índia.

A comoção foi tanta que uma campanha criada para ajudar a família conseguiu arrecadar 3 milhões de rupias (cerca de R$ 180 mil) em doações em um só dia.

A foto foi compartilhada milhares de vezes no Twitter.

Por trás da imagem está a história de Anil, um indiano de 27 anos que trabalhava na rede de esgotos da capital, Nova Deli, e que morreu quando a corda que usava em serviço para descer até um bueiro se rompeu, provocando sua queda.

Estimativas apontam que cerca de 100 trabalhadores morrem na Índia todos os anos nesse segmento. Muitos deles são sufocados pelos gases tóxicos presentes nos esgotos.

Sindicatos denunciam que isso ocorre porque muitos dos funcionários não contam com equipamentos de segurança adequados. A forma de contratação desses trabalhadores, eles acrescentam, também contribui para deixá-los vulneráveis. A maioria não tem contrato fixo e acaba sendo paga por dia de trabalho, sem direito a assistência médica ou seguro de vida.

Sem dinheiro para a cremação

Shiv Sunny, repórter do jornal indiano "Hindustan Times", que tuitou a foto na segunda-feira (17), disse à BBC que ficou "comovido" ao ver o filho do homem, que tem 11 anos de idade.

"O menino se aproximou do corpo do pai no crematório, tirou o lençol que cobria o rosto dele, segurou suas bochechas com as duas mãos, disse 'papai' e começou a chorar", escreveu ele em seu tuíte.

Segundo seu depoimento, a intenção da foto era chamar a atenção para a morte de trabalhadores nos esgotos na Índia. Mas acabou sendo fundamental para mostrar a difícil situação daquela família.

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729