Reclama PB

Samu orienta idosos sobre prevenção de acidentes domésticos e independência funcional

Por Redação em 21/09/2018 às 09:31:18

Os idosos da Unidade de Saúde da Família (USF) Torre Integrada participaram, nesta quinta-feira (20), de uma capacitação sobre prevenção a acidentes domésticos e independência funcional promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa. Todos os grupos de convivência da Atenção Básica da Capital estão sendo visitados e aproximadamente 900 idosos já foram capacitados sobre o tema.

O treinamento é ministrado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizaram palestras sobre o tema e demonstrações práticas de procedimentos básicos de primeiros socorros, a exemplo de como acionar o serviço de urgência e como os próprios idosos podem se proteger de determinadas situações como quedas ou dores súbitas.

"A capacitação é muito importante para que os idosos tenham mais qualidade de vida, sejam mais independentes e mudem alguns hábitos para que tenham uma velhice mais saudável", afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.
 
Durante a atividade, os idosos receberam também orientações acerca da prevenção de acidentes domésticos e corriqueiros como engasgos e queimaduras; automedicação; suspensão de tratamentos de saúde sem autorização médica e cuidados com a saúde bucal.

Grupos de Convivência - As equipes de saúde da família promovem interação entre os idosos através dos grupos de convivência. Em cada grupo são desenvolvidas atividades como desenho, pintura, jogos, palestras e rodas de conversa. Para participar, basta que o idoso entre em contato com a equipe de saúde da família de sua região.
Saúde do Idoso - Para o cuidado com a população idosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há mais de 10 anos garante assistência a este público. A Rede Municipal de Saúde atende a este público por meio, também, das USF, Policlínicas, Academias da Saúde, Projeto João Pessoa Vida Saudável, Centros de Práticas Integrativas e Complementares, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e rede hospitalar.

Comunicar erro
JA 729