Reclama PB

Prefeitura anuncia revitalização da Estação Ferroviária em Divinópolis

Por Redação em 12/09/2020 às 11:16:30
Reforma faz parte da política de proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural do município. Estação Ferroviária de Divinópolis

Prefeitura/Divulgação

A Prefeitura de Divinópolis anunciou nesta sexta-feira (11) a revitalização da Estação Ferroviária do município. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), as obras incluem o conserto do telhado, pintura e outras reparações necessárias para a conservação do imóvel.

O G1 solicitou informações à Prefeitura sobre as datas para início e término das obras e o valor que será investido na reforma, no entanto, não obteve retorno até o fechamento da reportagem.

Segundo o Executivo, a revitalização contribuirá para que o município aumente a pontuação no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cultural.

O local abriga a atual sede da Semc onde são desenvolvidos trabalhos de promoção, planejamento e fomento das atividades culturais. Através da política cultural do município, a secretaria realiza no local o atendimento a população, classes artísticas e promove ainda ações de valorização do patrimônio cultural material e imaterial da cidade.

Estação Ferroviária

Segundo a Prefeitura, a Estação foi inaugurada em 1890 e na ocasião foi batizada com o nome de Henrique Galvão, o construtor da ferrovia. Esta primeira estação ficava na antiga Rua do Comércio, próxima ao atual estádio Mendes Mourão.

Na ocasião, Divinópolis existia com o nome de distrito do Espírito Santo do Itapecerica, que pertencia a Vila de São Bento do Tamanduá, atual Itapecerica.

Em Primeiro de Junho de 1912 foi instalado o município de Divinópolis. A estação então teve seu nome alterado para o nome do município. O prédio da estação original foi demolido e um novo foi construído em 1916, na atual Praça Pedro X. Gontijo. O prédio da estação foi tombado pelo município em 1988.

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729