Reclama PB

Prefeitura de Niterói autoriza aulas presenciais nas escolas de ensino médio a partir da próxima semana

Por Redação em 17/09/2020 às 22:12:27

O prefeito Rodrigo Neves declarou, em uma live, nesta quinta (17), que as escolas que decidirem reabrir deverão aplicar protocolos de distanciamento, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento de 1,5m. Unidades deverão manter opção de ensino à distância. Rodrigo Neves declarou que as escolas de Niterói que decidirem reabrir deverão aplicar protocolos de distanciamento

Reprodução

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta quinta-feira (17), que a partir da próxima segunda-feira (21), as escolas de ensino médio localizadas no município poderão retomar suas atividades presenciais. As escolas que decidirem voltar terão que manter a opção de educação à distância.

A cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, implantará um projeto piloto para avaliar a retomada definitiva de todas as unidades de ensino do município.

Segundo Rodrigo Neves, as escolas públicas e particulares de ensino médio, ou seja, com alunos de 1º, 2º e 3º ano, poderão escolher se vão retomar suas atividades presenciais já na próxima segunda-feira.

O prefeito explicou que a decisão foi tomada após dois meses de debates no gabinete de crise, com a participação de técnicos da Saúde e da Educação, e análise das melhores experiências internacionais, implantando medidas para a proteção de alunos e profissionais.

"Existem vários estudos indicando a necessidade de se desenvolver um modelo híbrido de educação, capaz de manter a opção do ensino à distância e do ensino presencial", disse Neves.

As unidades que decidirem reabrir deverão cumprir um protocolo estabelecido pela prefeitura e serão fiscalizadas por isso.

"Nós definimos fazer a implantação de um projeto piloto com o ensino médio. A partir de segunda feira (21) vai haver a autorização da retomada das aulas presenciais do ensino médio de Niterói desde que um conjunto de protocolos seja rigorosamente cumprido", disse o prefeito.

De acordo com Rodrigo Neves, as atividades de ensino médio só serão autorizadas quando a cidade atingir o amarelo nível 1, a penúltima fase do sistema de classificação por cores para determinar o nível de gravidade de contaminação do novo coronavírus na cidade. Atualmente, a cidade está no estágio amarelo nível 2.

Já as escolas de ensino infantil, com crianças de até 6 anos, só devem retomar suas atividades em 2021, segundo o prefeito.

Regras para a retomada

A regulação das escolas de ensino médio é uma responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, mas a prefeitura de Niterói garantiu que o projeto piloto será iniciado já na próxima segunda-feira (21).

As escolas de ensino médio que decidirem reabrir normalmente deverão cumprir as seguintes medidas:

As escolas terão de manter a opção de educação à distância para as famílias que fizerem a opção de não enviar seus adolescentes para a escola;

Distanciamento de pelo menos 1,5m entre as cadeiras dos alunos;

Uso de máscaras para todos os profissionais e alunos do ambiente escolar;

Renovação dessas máscaras a cada 2 horas;

Disponibilização de álcool em gel 70% em cada unidade;

Presença de agentes de desaglomeração no ambiente escolar;

Manter janelas e portas abertas;

Liberação de professores e funcionários com mais de 60 anos ou alguma doença respiratória

Fonte: G1

Botecos 83

Comentários

JA 729