Reclama PB

O Assunto #285: Suprema Corte e STF - mudanças nos EUA e aqui

Por Redação em 29/09/2020 às 02:50:15
Nos EUA, Trump tem a chance de formar sólida maioria conservadora na Corte com indicação de Amy Coney Barrett. No Brasil, aposentadoria de Celso de Mello abre vaga para Bolsonaro nomear ministro comprometido com seu projeto político. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

As cortes constitucionais dos dois países estão passando por renovação. No caso brasileiro, o decano Celso de Mello está prestes a se aposentar. Lá, a morte da liberal Ruth Bader Ginsburg abriu caminho para Donald Trump indicar a ultraconservadora Amy Coney Barrett – semanas antes da eleição presidencial. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Thiago Amparo, professor da FGV e autor de uma tese de doutorado sobre movimentos conservadores no Judiciário dos EUA e do Brasil. Ele explica as consequências da consolidação do conservadorismo na Suprema Corte americana e detalha o que os perfis contemplados por Trump e Jair Bolsonaro revelam sobre seus movimentos políticos. Participa também o repórter da Globo em Brasília Márcio Falcão, que relembra quem são os cotados no momento para substituir Celso de Mello e quais os temas que estão na agenda do STF e são de interesse do presidente.

O que você precisa saber:

Trump indica Amy Coney Barrett para vaga na Suprema Corte dos EUA

Quem é Amy Coney Barrett, indicada por Trump à Suprema Corte

Trump diz acreditar que eleições de 2020 vão acabar na Suprema Corte

Ministro Celso de Mello antecipa aposentadoria e deixará STF em 13 de outubro

Indicação de ministro do STF é de livre escolha do presidente da República

Bolsonaro diz que vai indicar ministro 'terrivelmente evangélico' para o STF

O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729