Reclama PB

Atualização do mapa de setorização recomenda que mais 1.706 imóveis sejam desocupados em Maceió

Por Redação em 30/09/2020 às 20:47:13
Nova área incluída no mapa fica em Bebedouro e o total de domicílios que precisam ser realocados subiu para 3.624. Outros três bairros também sofrem as consequências da extração de sal-gema na região. A Defesa Civil de Maceió e a Defesa Civil Nacional, com o apoio técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), entregaram nesta terça-feira (29) ao Ministério Público Federal (MPF) a versão 3 do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias. Nele, os órgãos técnicos recomendam a realocação de 1.706 imóveis que se encontram em Bebedouro e que fazem parte da área de monitoramento dos bairros atingidos pelas rachaduras.

O que se sabe sobre as rachaduras

Nessa região foi observada uma constante movimentação do solo decorrente do processo que os bairros vêm sofrendo desde 2018 provocada, de acordo com relatório da CPRM, pela atividade de mineração. Houve aumento de feições na região e nos imóveis.

A atualização mais recente foi feita em julho e recomendava a realocação de 1.918 imóveis. Com isso, o total de domicílios incluídos no levantamento e que devem ser esvaziados é 3.624 nos bairros Pinheiro, Bom Parto, Mutange e Bebedouro.

Do total de imóveis que passam a ter recomendação de realocação na versão 3 do Mapa de Setorização, 1.444 estão localizadas em área do Setor 00 (identificada na cor verde do Mapa), 50 no Setor 01 (cor rosa) e 212 no Setor 02 (cor azul).

Versão 3 do Mapa de Setorização de Danos e de Linha de Ações Prioritárias recomenda realocação de 1.706 imóveis

Ascom Defesa Civil

O novo mapa foi formulado com base em relatórios apresentados pela Braskem e sofreu ajustes feitos pelas Defesas Civis Municipal e Nacional, com o apoio técnico da CPRM com base nos estudos e nas evidências apresentadas também durante o monitoramento contínuo da área afetada, entre eles a atualização do Mapeamento de Feição realizado em Bebedouro desde junho de 2020.

Providências

A versão 3 do Mapa de Setorização de Danos já foi encaminhada aos órgãos que assinaram o Termo de Acordo Para Apoio à Desocupação das Áreas de Risco, além da Braskem.

A Defesa Civil Municipal informou que aguarda posicionamento quanto ao possível atendimento dessa população no âmbito do acordo judicial. E que os órgãos técnicos continuam analisando o material encaminhado pela Braskem com o objetivo de propor uma atualização mais abrangente do mapa e, assim que houver embasamento técnico suficiente, poderá recomendar uma possível mudança de criticidade ou ampliação de área.

Já a Prefeitura de Maceió está solicitando a renovação do reconhecimento federal do Decreto de Calamidade Pública para solicitar recursos ao Governo Federal para que seja ofertada à população com recomendação de realocação ajuda de custo, por meio da concessão de Ajuda Humanitária.

O problema afeta mais de 40 mil pessoas que devem ser retiradas imediatamente das áreas afetadas devido ao processo de evolução da movimentação do solo.

Confira os vídeos mais recentes do G1 AL

Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729