Ampliar Office
Anuncie Aqui

O que fazer se perder o celular

Por Redação Paraíba Atual em 08/10/2018 às 09:58:33

Foto: Reprodução

No mundo de hoje, perder o celular é não só uma experiência desagradável mas também a fonte de vários problemas, como furto de identidade ou vazamento de dados pessoais. Curiosamente, são poucas as pessoas que têm ideia do tamanho da encrenca ou que estão preparadas para lidar com essa situação.

A primeira coisa a fazer é prevenção. Não é admissível hoje usar o celular sem ter um código de acesso ou qualquer outro mecanismo de proteção acionado no aparelho. Em caso de perda, esse dispositivo é a primeira linha de defesa para prevenir o acesso a todas as suas contas e informações. Quanto mais forte for a modalidade de proteção, melhor. Vale dar preferência para códigos numéricos e evitar o desbloqueio por meio de desenhos ou gestos.

Nesse sentido, a autenticação por meio de impressão digital ou reconhecimento facial tem sido veículo para abusos. Há casos de celulares autenticados dessa forma com a pessoa dormindo ou por meio de imagens ou até próteses.

Ou, ainda, nos EUA a polícia e outras autoridades têm obrigado o dono do celular a desbloqueá-lo com a digital ou a face, sem a necessidade de ordem judicial. O entendimento tem sido o de que ninguém pode ser obrigado a fornecer sua senha, mas pode sim ser obrigado a colocar o dedo no leitor de digitais ou mostrar a face para o aparelho, levando ao desbloqueio.

Outra medida fundamental é acionar a função "encontre meu dispositivo", especialmente para quem usa celulares Android. Essa função permite não só determinar a localização do aparelho mas também apagar os dados e contas remotamente, dificultando o vazamento de informações.

Outra medida importante é ter uma cópia de segurança de todos os dados que estão no celular. Nesse sentido, ter algum serviço de nuvem para salvar as fotos, as mensagens e os arquivos do aparelho pode evitar uma enorme dor de cabeça e impedir também a perda dessas informações.

Se o aparelho for perdido, a primeira coisa a fazer é procurar a operadora de telefonia para solicitar o bloqueio do chip do telefone. Essa medida é especialmente importante. Hoje, com o simples uso do chip, é possível acessar várias contas do usuário, obter senhas e entrar em vários serviços. 

Infelizmente, o número de telefone está se tornando um novo tipo de "login". A melhor coisa a fazer aqui, aliás, é ter instalada uma senha de segurança no próprio chip do celular. Poucas pessoas fazem isso, mas é outra medida de segurança que está se tornando básica.

Outra ação que deve ser feita imediatamente é se "deslogar" de todas as contas que são acessadas por meio do aparelho. Quem usa email, redes sociais e outros serviços tem de entrar em cada um deles e solicitar a desconexão de cada conta ativa. Isso impede que a pessoa que esteja com o aparelho possa entrar nas diversas contas acessadas por meio dele sem ter a senha.

Pouca gente percebeu, mas o fato é que estamos em um mundo em que está sendo travada uma permanente guerra informacional. Nosso celular tornou-se, além de tudo, uma enorme vulnerabilidade. Nesse contexto, toda e qualquer pessoa terá de aprender a implementar medidas, ao menos básicas, de cibersegurança.

Fonte: Folha de S Paulo

Tags:   celularperda
Anuncie Aqui