Reclama PB

Cidades da Zona da Mata e Vertentes registram baixa adesão à campanha de multivacinação

Por Redação em 20/10/2020 às 11:09:58

Trabalho de imunização começou no dia 5. Confira a adesão do público em Juiz de Fora, Muriaé e Barbacena. Cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes registram baixa procura por vacina da poliomielite

Breno Esaki/Agência Brasília

A procura pelas doses de vacinas contra a Poliomielite e outras doenças no último sábado (17), quando foi realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e da Multivacinação foi muito baixa, conforme divulgaram autoridades de saúde dos municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes.

A campanha teve início no dia 5 de outubro e segue até o fim do mês na região, no entanto para o dia considerado especial, o Dia D - já que a escolha do sábado ajuda no maior comparecimento das pessoas aos postos de vacinação, o número ficou bem abaixo do previsto.

Por isso, as prefeituras orientam que pais e responsáveis levem crianças de um ano a menores de cinco anos de idade para tomar as doses. Elas são o público-alvo da vacina contra a Poliomielite.

E, pedem também para que se preocupem em participar da Campanha de Multivacinação, que tem como foco atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Confira a adesão da campanha em Juiz de Fora, Muriaé e Barbacena.

Juiz de Fora

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, o movimento nas unidades de saúde para aplicação das doses de vacina contra poliomielite foi pequeno nas primeiras semanas.

Até a última atualização desta reportagem, 4.756 doses foram aplicadas, o que significa 19,79% do público-alvo.

No Dia D, apenas 1.682 crianças foram imunizadas, de acordo com dados do Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS).

Segundo a Administração Municipal, a meta do Ministério da Saúde é de vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo da cidade, o que corresponde à 24.033 crianças.

Quem ainda não recebeu a imunização deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30.

As doses também estão sendo aplicadas no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, das 8h às 16h30, e no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (DSMCA), que funciona na Rua São Sebastião, 772, Centro, das 8h30 às 15h30.

Muriaé

Em Muriaé, cerca de 30,21% do público-alvo foi vacinado na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e da Multivacinação.

De acordo com a Prefeitura do município, a meta é vacinar 4.985 crianças. No Dia D de vacinação, apenas 878 doses foram aplicadas, somando 1.506 imunizações, desde o começo da ação.

Para receber a vacina, basta levar a criança em alguma das UBSs da cidade ou dos distritos de Muriaé, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30.

Barbacena

Cerca de 35,36% das crianças de Barbacena foram vacinados contra a poliomielite em Barbacena. A meta é imunizar 95% do público-alvo.

De acordo com a Prefeitura, 2.040 doses doses da vacina foram aplicadas em crianças com idades entre um e cinco anos, no total. Dessas, 1.372 vacinas foram dadas no Dia D.

Para receber a imunização ou completar a carteirinha de vacinação da criança ou adolescente, é necessário comparecer a alguma UBS da cidade, de segunda a sexta-feira.

Fonte: G1

Botecos 83

Comentários

JA 729