Reclama PB

Obras no Túnel da Lagoinha causam lentidão no trânsito na Av. Cristiano Machado, em BH

Por Redação em 20/10/2020 às 12:43:12

Uma faixa da via, no sentido bairro/Centro, foi interditada para troca de azulejos, estancamento de vazamentos para recuperar guarda-corpos metálicos e limpeza do sistema de drenagem. Túnel da Lagoinha passa por obras

Reprodução/TV Globo

Uma faixa da Avenida Cristiano Machado, no sentido bairro/Centro, na altura do bairro Floresta, na Região Leste da capital mineira, foi interditada na última quinta-feira (15) para troca de azulejos, estancamento de vazamentos para recuperar guarda-corpos metálicos e a limpeza do sistema de drenagem no Túnel da Lagoinha.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as obras de manutenção estão sendo feitas nos três túneis que compõem o Complexo da Lagoinha.

De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), as intervenções são feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

O órgão informou que não há necessidade de desvio, já que apenas uma faixa foi interditada. Especialistas, no entanto, afirmam que o horário escolhido para a interdição não foi adequado, uma vez que seria possível evitar a retenção do trânsito, caso a manutenção fosse à noite, por exemplo.

O engenheiro civil e especialista em trânsito Márcio Aguiar disse que o horário em que a interdição está sendo realizada é muito prejudicial aos motoristas. Para ele, o acesso ao túnel é muito limitado e há poucas alternativas para desviar o fluxo de veículos.

Mesmo que seja apenas uma faixa, o ponto é muito crítico e qualquer interferência na via causa problemas no trânsito, diz Aguiar.

Segundo ele, é um horário que não poderia haver trabalhos desse tipo e os horários deveriam ser estudados com antecedência para verificar em qual deles seria mais adequado, para minimizar a retenção. Ele falou ainda que a manutenção poderia ser feita à noite ou nos fins de semana.

O motorista de aplicativo Ramirez Borges reclamou da lentidão. "Complica muito para a gente que é motorista e precisa chegar no horário no destino e não consegue por causa desse trânsito aí".

A interdição da pista da esquerda causa congestionamento no tráfego. O corretor de imóveis Kleber Homem da Costa pega engarrafamento para ir ao trabalho, e precisou mudar a rotina para não chegar atrasado.

"Tem que programar para sair bem mais cedo. Eu que venho da Pampulha e estou saindo uma hora e 30 minutos antes".

A PBH informou que não é possível fazer a obra do nos fins de semana e que a execução do no período da noite seria inviável.

Disse ainda que equipes monitoram diariamente a região para de acompanhar os impactos do estreitamento da via.

Com a previsão da conclusão das obras somente no mês que vem, o que resta é ter paciência.

"Agarra mesmo, tem que ter paciência, ir tranquilo para não ocorrer um acidente e agarrar mais ainda", finalizou o entregador de aplicativo José Epifânio.

Assista aos últimos vídeos do G1 Minas:

Fonte: G1

Botecos 83

Comentários

JA 729