Reclama PB

Campanha desmente boato sobre morte do candidato a prefeito Maguito Vilela por Covid-19

Por Redação em 19/11/2020 às 16:33:48
Uma das mensagens falsas usa a notícia sobre a morte de uma das irmãs do candidato, mas retirando o rosto dela e a informação do parentesco. Candidato segue internado tratando doença. Maguito Vilela aparece sorrindo em foto antes de ser entubado pela segunda vez

Reprodução

A equipe de campanha do candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) desmentiu nesta quinta-feira (19) boatos de que o político teria morrido de Covid-19. Segundo a assessoria, o político segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em tratamento da doença.

Um dos boato utiliza uma notícia sobre a morte da irmã de Maguito, Nelma Vilela Veloso, de 76 anos. Porém, na mensagem que circula em redes sociais, foi retirado o rosto de Nelma da imagem e o fato dela ser irmã do candidato.

"A coordenação da campanha Pra Goiânia Seguir em Frente, do candidato a prefeito Maguito Vilela (MDB), lamenta e repudia a atitude de pessoas que, de forma desumana e criminosa, espalham fake news com objetivos eleitorais. São atitudes que desrespeitam o veículo de comunicação e seus profissionais, desrespeitam os eleitores e, principalmente, a família do candidato. Não podemos permitir que o debate eleitoral desça a este nível e vamos acionar as autoridades competentes para que os responsáveis sejam encontrados", diz a nota assinada pelo coordenador da campanha, Agenor Mariano.

Vilela foi o candidato mais bem votado no 1º turno das eleições em Goiânia e vai disputar o 2º turno com Vanderlan Cardoso (PSD) no dia 29 de novembro. O político recebeu 217.194 votos, o que representa 36,02% dos votos válidos.

O político testou positivo para o coronavírus no último 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia.

Em 27 de outubro, ele recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o do nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, foi transferido para São Paulo.

Em 30 de outubro, Maguito foi entubado, pela primeira vez, após piora no quadro respiratório. Em 8 de novembro, ele voltou a respirar sem o equipamento. O político apresentou piora e foi entubado pela segunda vez, no último domingo (15), dia da votação.

Dois dias depois, ele iniciou um tratamento respiratório com uma máquina chamada ECMO, que funciona como os pulmões e o coração de forma artificial.

Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí, cidade natal do político.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729