Reclama PB

Filme brasileiro "Curral" ganha dois prêmios no Festival de Huelva, na Espanha

Por Redação em 21/11/2020 às 13:35:36

O longa-metragem "Curral", dirigido por Marcelo Brennand, conquistou dois prêmios na 46ª edição do Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva, realizado no sudoeste da Espanha. O filme brasileiro, com estreia nos cinemas prevista para 2021, levou os prêmios de melhor ator, com Thomás Aquino — também conhecido pelos papéis em "Bacurau" (2019) e na série "Boca a Boca" –, e melhor contribuição técnico-artística. "Em tempos de pandemia e sob um governo no meu país que despreza o cinema, tenho um momento de felicidade ao receber esse prêmio de Huelva, fazendo um personagem que revela como a política afeta as nossas vidas cotidianas", afirmou Aquino, em comunicado.

Em "Curral", drama político ambientado durante as eleições no município de Gravatá (PE), o ator interpreta Chico Caixa, um homem humilde recrutado pelo amigo de infância Joel (Rodrigo García), candidato a vereador, para ajudar a angariar votos. O elenco ainda conta com José Dumont e Carla Salle. "Foi uma honra e um prazer poder refletir e me perguntar: o quanto estamos olhando para a necessidade de transformações da sociedade e como podemos transcender essa velha política, para que possamos conviver numa sociedade mais igualitária e saudável. Como podemos enxergar e deixar de ser minoria, quando seremos maioria para ter a certeza que amanhã vai ser outro dia? Viva o cinema Brasileiro!", acrescentou Aquino.

O principal prêmio do festival ficou com o filme argentino "Planta Permanente", dirigido por Ezequiel Radusky. O longa também conquistou o prêmio de melhor atriz, com Liliana Juárez. Esta é a 11ª vez que a Argentina ganha o prêmio de melhor filme do Festival de Huelva, mantendo a liderança histórica no evento. O Brasil é o segundo maior vencedor, com sete filmes eleitos. "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca, foi a última produção brasileira a conquistar o prêmio de melhor filme festival, em 2011.

Leia também

Cineasta respeitado pelos membros do Oscar, "Babenco" pode sensibilizar Academia e ajudar o Brasil a levar estatueta

Consciência Negra: Cinco atletas engajados na luta antirracista de 2020

No topo: 10 atletas negros que são os melhores do mundo em seus esportes

* Com EFE

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro
JA 729