Reclama PB

Programação no ES homenageia doadores e mostra importância da doação de sangue

Por Redação em 23/11/2020 às 10:36:22

Devido à pandemia do novo coronavírus, houve uma redução de 40% no número de doadores no estado.

Divulgação/Sesa

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue será comemorado nesta quarta-feira (25) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo vai promover uma programação especial, entre esta segunda (23) e quinta (26), para homenagear os doadores de sangue, chamar atenção para a importância da doação contínua e sensibilizar novos doadores.

De acordo com a Sesa, devido à pandemia do novo coronavírus, houve uma redução de 40% no número de doadores no estado, tornando a atuação dos hemocentros desafiadora devido ao baixo estoque de todos os tipos sanguíneos.

Segundo a diretora-geral do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), Marcela Gonçalves Murad, poucas pessoas sabem que, com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas.

"O tema "Cada Gota tem Amor" representa a importância de um doador de sangue para cada receptor, uma vez que não há substituto para o sangue. Cada gota de amor é uma esperança a mais na sobrevivência de uma pessoa", disse Marcela Murad.

A programação completa está disponível no site da Sesa.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento à Covid-19, os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

O número de pessoas dentro das unidades está limitado e as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus só podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas.

Onde doar

Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe

Telefone: (27) 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)

Telefone: (27) 3218-9429

Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro

Telefone: (27) 3264-6000

Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro

Telefone: (27) 3717-2800

Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

Fonte: G1

Botecos 83

Comentários

JA 729