Reclama PB

Djavan tem editado no Brasil o álbum que gravou em 1987 para os Estados Unidos

Por Redação em 27/11/2020 às 01:34:37
As três faixas em inglês são os chamarizes de 'Bird of paradise' para quem coleciona a discografia do artista. ? Até então inédito no mercado fonográfico do Brasil, o álbum Bird of paradise ganha a primeira edição nacional nesta sexta-feira, 27 de novembro, via Sony Music. Bird of paradise é disco gravado por Djavan em 1987 nos Estados Unidos, através da gravadora CBS, com três inéditas faixas em inglês direcionadas para o público norte-americano.

Feito somente em edição digital, o lançamento de Bird of paradise no Brasil traz à tona disco que expôs o alcance planetário do cancioneiro de Djavan, cantor, compositor e músico alagoano projetado no Brasil a partir de 1975.

Dos grandes compositores de MPB, Djavan e Ivan Lins foram os que seguiram com mais êxito os caminhos abertos pelo soberano Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994) no mercado musical dos Estados Unidos. Até porque tanto Djavan quanto Ivan Lins construíram obras que dialogam com o jazz.

No caso específico de Djavan, a conquista do mercado norte-americano como compositor começou quando a cantora norte-americana de jazz Carmen McRae (1920 – 1994) gravou com Cal Tjader (1925 – 1982) – músico americano que alcançou fama no nicho do jazz latino – versão em inglês do samba Flor de lis (Djavan, 1976) intitulada Upside down e lançada nos EUA em 1982.

Seguindo nessa trilha, o quarteto vocal norte-americano The Manhattan Transfer incluiu no álbum Brasil, editado em 1987, versão em inglês da balada Esquinas (Djavan, 1984), rebatizada So you say – título que reproduz a sonoridade do verso inicial ("Só eu sei") da letra original em português da canção.

Foi nesse contexto favorável para a música de Djavan no mercado fonográfico dos Estados Unidos que a gravadora CBS sugeriu ao cantor lançar disco com músicas em inglês.

Capa do álbum 'Bird of paradise', de Djavan

Divulgação

A rigor, Bird of paradise é desdobramento do oitavo álbum de Djavan, Não é azul, mas é mar, gravado em 1987 nos Estados Unidos – com produção musical do norte-americano Ronnie Foster – para o Brasil, país onde foi lançado naquele mesmo ano de 1987, com adesão popular menor do que as obtidas por discos anteriores do artista.

Ambos os álbuns trazem o mesmo repertório, apresentado com os mesmos arranjos e bases instrumentais. Embora extraída do mesmo ensaio fotográfico, a imagem do artista na capa é outra. Mas a diferença substancial entre Bird of paradise e Não é azul, mas é mar reside nas três faixas em inglês.

São versões de músicas do álbum original. A música-título Bird of paradise é a versão em inglês – escrita por Michael Franks – de Navio (1987), parceria de Djavan com os filhos Max Viana e Flávia Virgínia, ambos então dando os primeiros passos na música.

Stephen's kingdown é Soweto (Djavan, 1987) na versão em inglês de Brock Walsh, também autor da letra em inglês de Miss Susanna, versão da canção Florir (Djavan, 1987).

Embora feito para os Estados Unidos, o álbum Bird of paradise foi lançado em escala planetária pela gravadora CBS, em 1988, ampliando o alcance da música de Djavan no universo pop.

Contudo, no Brasil, o disco nunca foi editado, embora a edição importada pudesse ser encontrada em algumas lojas das cidades de Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729