Reclama PB

EUA vão exigir teste de Covid negativo para passageiros vindos do Reino Unido

Por Redação em 25/12/2020 às 03:29:04
Medida foi tomada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e passa a valer na próxima segunda-feira (28). Passageiros vindos do Reino Unido para os EUA terão que apresentar teste negativo de Covid

Toby Melville/Reuters

O governo dos Estados Unidos vai exigir que todos os passageiros das companhias aéreas que chegarem do Reino Unido apresentem um teste negativo para Covid-19, realizado até 72 horas antes do embarque, a partir da próxima segunda-feira (28).

A medida foi tomada nesta sexta-feira (25) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) por conta das preocupações sobre a nova variante do coronavírus, que pode ser de 50 a 74% mais transmissível, segundo apontou estudo britânico.

Virologista explica como age nova cepa do coronavírus

De acordo com a nova política, os passageiros que partem do Reino Unido para os EUA devem fornecer documentação por escrito do resultado do teste de laboratório (em papel ou eletrônico) para a companhia aérea, disse o CDC.

As companhias aéreas devem confirmar resultados de teste negativos para todos os passageiros antes de embarcar. Se os passageiros decidirem não fazer o teste, a companhia aérea deve recusar o embarque.

O CDC afirmou que os passageiros devem apresentar teste PCR ou teste de antígeno pois "os vírus mudam constantemente por meio de mutação, e análises preliminares no Reino Unido sugerem que esta nova variante pode ser até 70% mais transmissível do que as variantes em circulação anteriormente".

A decisão pode ser considerada uma reviravolta, uma vez que Donald Trump havia dito às empresas aéreas dos EUA que não planejava exigir nenhum teste para os passageiros que viessem do Reino Unido. A declaração foi dada na última terça-feira (22).

Muitos países já fecharam suas fronteiras para viajantes do Reino Unido por conta dessa mutação do coronavírus. O Brasil, por exemplo, proibiu voos vindos do bloco formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte a partir desta sexta-feira (25).

Brasil suspende chegada de voos vindos do Reino Unido por causa de variante do coronavírus

Na quinta-feira (24), as companhias americanas United Airlines e a Delta Air Lines já estavam exigindo que todos os passageiros vindos em voos do Reino Unido para os Estados Unidos apresentassem um teste negativo para Covid-19, também realizado até 72 horas antes do embarque.

As companhias aéreas dos EUA também já reduziram drasticamente os voos para o Reino Unido, bem como para o resto da Europa.

(Reportagem de David Shepardson; Edição de Raju Gopalakrishnan)

VÍDEOS: Novidades sobre a vacina contra Covid-19

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729