Reclama PB

Premiê do Japão garante Olimpíada após Tóquio entrar em estado de emergência

Por Redação em 07/01/2021 às 16:03:34

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, reforçou nesta quinta-feira, 7, que o país receberá a Olimpíada de Tóquio no próximo verão de forma "estável e segura", mesmo após a declaração de um novo estado de emergência na capital devido ao aumento recorde de casos de Covid-19. "Primeiro, vamos fazer todos os esforços para vencer a Covid-19. E vamos organizar os Jogos Olímpicos de forma segura e estável, tomando todas as medidas necessárias", disse Suga quando perguntado se a aplicação desta medida extraordinária poderia afetar o megaevento.

Na entrevista coletiva em que anunciou o novos estado de emergência para Tóquio e arredores, o governante disse que os anfitriões e o Comitê Olímpico Internacional (COI) "continuarão trabalhando" para organizar os Jogos Olímpicos "sem falhas" e dentro do prazo previsto. A nova medida, que estará em vigor até 7 de fevereiro, implica restrições aos horários de abertura dos bares e restaurantes e a recomendação do trabalho remoto, entre outras restrições que não incluem o confinamento da população.

Suga também demonstrou confiança de que o início das campanhas de vacinação em diferentes países e no Japão, onde o imunizante só deverá começar a ser distribuído no final de fevereiro, irá "mudar o ambiente no povo japonês" para os Jogos. "O que nos preocupa agora é o controle das infecções", pontuou. O apoio popular aos Jogos Olímpicos entre a população japonesa diminuiu nos últimos meses do ano passado, principalmente devido à contínua propagação do novo coronavírus no país, de acordo com várias pesquisas realizadas pela imprensa local.

Leia também

Tóquio entra em estado de emergência 200 dias antes dos Jogos Olímpicos

Cristiane festeja convocação para a seleção feminina: 'Recomeço importante'

Atletas brasileiros driblam o isolamento para disputar a Olimpíada

Um levantamento feito pelo canal público de televisão "NHK" mostrou que 32% dos entrevistados eram a favor do cancelamento permanente dos Jogos Olímpicos, enquanto 31% eram a favor de um novo adiamento, e 27% concordaram em manter a programação. Os Jogos Olímpicos de Tóquio ocorrerão, inicialmente, de 23 de julho a 8 de agosto, depois de terem sido adiados por um ano em março de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

*Com informações da Agência EFE

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro
JA 729