Reclama PB

Frota de ônibus nos dois dias do Enem vai ter 47 carros circulando em Rio Branco para transporte de candidatos

Por Redação em 14/01/2021 às 14:09:17

Provas impressas estão marcadas para 17 e 24 de janeiro. Abertura dos portões está prevista para ocorrer às 9h30 (horário local). RBTrans vai ter 9 ônibus a mais circulando nos dois domingos de provas. Frota de ônibus nos dois dias do Enem vai ter 47 carros circulando em Rio Branco

Lidson Almeida/Arquivo Rede Amazônica

A frota de ônibus em Rio Branco vai ser reforçada nos dois domingos em que ocorrem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 17 e 24 de janeiro. O reforço é de 9 carros a mais circulando para atender a demanda dos candidatos.

A Superintendência Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) afirma que o reforço é de 25% na frota que estará nas ruas nos dias da prova. Ao todo, 47 coletivos vão fazer o transporte dos participantes na capital.

Clendes Vilas Boas, diretor de transportes da RBTrans, disse que além dos carros circulando, outros seis vão ficar à disposição, caso haja necessidade.

"São 65 estabelecimentos que receberão os candidatos, são 32.631 inscritos [em Rio Branco] e a gente está com 47 ônibus distribuídos nas linhas e com mais seis ônibus de reserva para a necessidade de aumentar ou suprir, em caso de uma pane, para que a gente faça uma operação que venha trazer segurança para os inscritos", explica.

Aos domingos a frota de ônibus na capital acreana é reduzida e funciona com a média de 38 ônibus, mas, para atender as demandas dos participantes do Enem, a RBTrans vai aumentar os coletivos nas ruas.

"Que [o candidato] faça sua chegada aos pontos das provas em tempo de entrar, antes que os portões se fechem. Estamos colocando essa quantidade como se fosse a frota que atuaria no sábado. Então, estamos com a relação dos inscritos e de todos os estabelecimentos e em cima disso traçamos o plano de operação do transporte público para atender o Enem", explicou.

Enem 2020

No Acre, mais de 40,6 mil candidatos devem fazer as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17). Outros mais de 1,1 mil estão inscritos para fazer a versão digital das provas.

As provas impressas estão marcadas para 17 e 24 de janeiro. Já a aplicação da versão digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Neste primeiro domingo, a duração máxima para realização da prova é de 5h30, e no segundo será menor, de 5h.

A abertura dos portões está prevista para ocorrer às 9h30 (horário local) e fecham às 11h (horário local).

APLICATIVO G1 ENEM: Baixe o app com jogos de perguntas e respostas sobre o Enem

Locais de prova: Saiba como consultar onde você fará o Enem 2020

Se prepare: Aulão do G1 traz revisão para a prova de linguagens; veja os VÍDEOS

Ao todo, 41.841 candidatos estão confirmados para fazer o exame, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número é 8,25% maior do que a edição de 2019, quando 38.649 candidatos se inscreveram.

Com 23.944 inscrições, as mulheres são a maioria entre os 40.674 candidatos que vão fazer as provas na versão impressa do exame. No total, 16.730 pessoas do sexo masculino se inscreveram para fazer o exame.

Enem digital

Nesta edição, os estudantes puderam escolher se gostariam de fazer a prova tradicional impressa ou participar do projeto-piloto do Enem digital. A previsão é tornar o Enem totalmente digitalizado até 2026.

Das 41.841 pessoas inscritas no Enem 2020 no Acre, 1.154 optaram por fazer a prova digital. Com isso, o Enem digital em 2020 será aplicado para 2,75% do total de candidatos do estado.

Cronograma

Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o cronograma do Enem sofreu algumas alterações:

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos

Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro

Resultados: 29 de março

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto

Fonte: G1

Comunicar erro
Botecos 83

Comentários

JA 729