Reclama PB

22 de janeiro, sexta-feira

Por Redação em 22/01/2021 às 05:08:44
Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. A Anvisa irá decidir sobre o segundo pedido emergencial do Instituto Butantan para a CoronaVac nesta sexta. Lote a caminho: após uma semana de atraso, Índia manda vacina de Oxford ao Brasil. Governo diz que 2 milhões de doses chegam hoje e, segundo a Fiocruz, os imunizantes estarão prontos para uso no sábado. Ministério Público investiga se fila da vacinação foi furada em pelo menos 12 estados. Brasil volta a ter média móvel de mais de 1 mil mortos por Covid-19 por dia. Consórcio de imprensa passa a divulgar número de vacinados no país. Os Estados Unidos exigirão de viajantes teste negativo de Covid e quarentena.

Vacina pronta

Profissional prepara aplicação da dose da Coronavac na rede pública de Campinas (SP)

Adriano Rosa

Nesta sexta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá realizar uma reunião da Diretoria Colegiada para decidir sobre a liberação do uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac. O pedido foi feito pelo Instituto Butantan e a reunião irá ocorrer a partir das 15h.

Se for aprovada, esta será a segunda autorização da agência reguladora para a vacina. No domingo (17), o grupo de especialistas da Anvisa liberou as primeiras 6 milhões de doses da CoronaVac que já haviam chegado prontas da China.

Lote a caminho

Índia anuncia envio das 2 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca para o Brasil

Após uma semana de atraso, a Índia autorizou as exportações comerciais das vacinas de Oxford produzidas no Instituto Serum, e o Brasil deve receber 2 milhões de doses nesta tarde. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os imunizantes estarão prontos para uso no sábado (23) à tarde, após checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem e etiquetagem.

"A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro", detalhou o Ministério da Saúde em nota.

Na semana passada, o governo brasileiro chegou a preparar um avião para buscar as remessas, mas a operação fracassou. Até o momento, a Índia havia enviado apenas vacinas gratuitas a países vizinhos.

O Assunto

No episódio de hoje, os insumos chineses dos quais depende o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid – como resolver um impasse criado por falhas de planejamento e maximizado por dois anos de ataques ao governo de Pequim. Renata Lo Prete conversa com o ex-diplomata Fausto Godoy e com Marcelo Ninio, correspondente do jornal O Globo na capital chinesa.

Ouça o podcast abaixo:

Suspeita de irregularidade

Doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO

Em pelo menos 12 estados e no Distrito Federal, políticos, empresários e funcionários públicos receberam doses da CoronaVac mesmo não sendo parte dos grupos prioritários definidos pelos governos federal e estaduais. Agora, o Ministério Público de cada estado apura se houve irregularidade nas condutas, com a fila de grupos prioritários sendo "furada".

Nesta quinta (21), a vacinação foi suspensa em duas cidades: em Manaus, após denúncias de que duas médicas, parentes de empresários locais, tenham tido preferência na vacinação; e em Tupã, no interior de São Paulo, após um integrante da irmandade que administra a Santa Casa ser vacinado.

MPF solicita documentos e notifica médicas em investigação de suspeita de desvio de doses de vacina em Manaus

Profissionais da saúde de SP dizem que HC foi 'privilegiado' e vacina até estudantes sem contato com Covid-19; MP vai apurar critérios

Com pouca vacina e muita gente na fila, estados restringem público-alvo

Criminoso usam vacina como isca para aplicar golpes

Dados da pandemia

Brasil registra 1.335 mortes e 59.946 novos casos de Covid nas últimas 24 horas

O Brasil voltou a ter a média móvel de mais de 1 mil mortos por Covid-19 em 24 horas. No Amazonas, a média foi de 12 para 118 óbitos por dia no intervalo de um mês. Segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa, o país contabiliza um total de 214.228 óbitos e 8.699.814 casos da doença. Nove estados estão com alta nas mortes; veja a situação do seu estado.

E o consórcio de imprensa começou a divulgar, nesta quinta (21), o número de vacinados no país. O balanço aponta que 5 estados e o Distrito Federal vacinaram 109.097 pessoas, segundo dados divulgados até as 20h. Os demais não divulgaram números consolidados de vacinação que representem todo o estado.

A informação é resultado de uma nova parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Médicos alertam para ineficácia de 'tratamento precoce' da Covid: 'Famílias inteiras morrendo'

Plano da quarentena

Governo de São Paulo faz coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (20).

Reprodução/TV Globo

Após mais uma semana de piora nos indicadores da Covid-19 em São Paulo, a gestão João Doria (PSDB) confirmou que fará hoje uma nova reclassificação das regiões do estado no plano que estipula as regras da quarentena.

Segundo o Plano São Paulo, podem ser rebaixadas para fases com regras mais restritivas da quarentena as regiões que apresentam grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Plano contra a pandemia

Joe Biden assina decretos com medidas de combate à Covid

Reprodução/GloboNews

Para entrar nos Estados Unidos, os passageiros deverão apresentar um teste negativo para o coronavírus e fazer quarentena durante a chegada. Essa foi uma das medidas anunciadas pelo presidente Joe Biden em relação à estratégia nacional de combate à Covid-19. O democrata prometeu agilizar a distribuição de vacinas em todo o país e obrigar o uso de máscaras em determinadas ocasiões.

"As coisas vão continuar piorando antes de melhorar", admitiu Biden, que estimou que os EUA cheguem a 500 mil mortes no próximo mês. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o país é o mais atingido pelo coronavírus em números absolutos de mortes e de casos.

Veja algumas das medidas assinadas pelo governo Biden

Novas restrições

30 de junho - Passageiro com máscara caminha ao lado de placa que pede distanciamento social no aeroporto de Fiumicino, perto de Roma, na Itália

Guglielmo Mangiapane/Reuters

Em reunião por videoconferência, líderes europeus decidiram restringir as viagens não essenciais para os países da União Europeia, mas manterão abertas as fronteiras internas do bloco. Apesar da alta de infecções e hospitalizações, os governos querem evitar outra onda de abre-e-fecha destas fronteiras, o que gerou caos no ano passado.

Meio ambiente

Na foto, membro da brigada de incêndio do Ibama tenta controlar as chamas em um ponto de queimada em Apuí, no Amazonas, no dia 11 de agosto.

Ueslei Marcelino/Reuters

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, que ainda será analisado pelo Congresso, tem a menor proposta de orçamento desde 2000 para o Ministério do Meio Ambiente - R$ 1,72 bilhão -, segundo relatório desta sexta-feira (22) divulgado pelo Observatório do Clima (OC), rede de 56 organizações da sociedade civil. Leia mais.

Previsão do tempo

Santa Catarina tem previsão de mais chuva para esta sexta-feira (22)

Novidade ????

Globo anuncia novidades para os fãs de podcasts

A Globo anunciou a expansão na área de podcasts com a entrada dos programas no Globoplay e a criação de novos produtos e parcerias com produtores independentes.

Audioday: reveja evento on-line que anunciou novidades na área de podcasts da Globo

A estratégia é unir todos os produtos em áudio no Globoplay, criando um espaço em que o consumidor possa ouvir podcasts de notícias, de entretenimento, de esportes e de variedades. Veja a lista dos novos podcasts.

Entrevista ????

Mumuzinho, jurado do 'The Voice +', fala do programa, carreira e planos

"Eu vou falar isso, mas não é com prepotência, não. Eu queria muito ser o Eddie Murphy brasileiro. Queria fazer diversos personagens. Tenho certeza que ele também canta alguma coisinha", diz o artista de 37 anos e nascido em Realengo, no Rio.

O comentário vem quando Mumuzinho explica, em entrevista ao G1, que demorou pouco mais de uma hora para se transformar em Luzinaldo. Ele é um dos personagens do clipe "Playlist", com referências do filme "Norbit", de Murphy. Leia aqui.

Fonte: G1

Comunicar erro
JA 729