Ampliar Office
Anuncie Aqui

Morrem dois bombeiros em Incêndio Florestal na Califórnia

Segundo representante do Cal Fire, bombeiros e policiais começaram a bater de porta em porta para tirar a população da zona de perigo

Por Redação Paraíba Atual em 28/07/2018 às 13:14:54

Bombeiro testemunha avanço das chamas na Califórnia - FRED GREAVES / REUTERS

REDDING (EUA) - Pelo menos dois bombeiros morreram enquanto tentavam controlar um incêndio florestal que se alastrou rapidamente em Redding, no norte da Califórnia. As chamas, que começaram na noite de quinta-feira, ameaçam queimar cerca de cinco mil casas e imóveis comerciais e forçaram a fuga de moradores da cidade. Estradas ficaram congestionadas durante esta madrugada, com motoristas tentando escapar das chamas. Segundo autoridades, a energia foi cortada nesta sexta-feira.

Um dos bombeiros usava uma escavadeira para arrancar parte da vegetação e evitar o alastramento do fogo. Um dos hospitais locais, Mercy Medical Center, disse que recebeu oito pessoas em seu setor de emergência, incluindo três bombeiros com ferimentos causados pelas chamas.

O incêndio no Condado de Shasta cresceu cerca de 60% durante a madrugada, queimando 18 mil hectares, informou o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire). Em seu quinto dia, apenas 3% da onda de fogo foi contida pelas equipes.

Uma cortina de fumaça e de chamas avançou sobre prédios em Redding, que abriga cerca de 90 mil habitantes. Segundo representante do Cal Fire, bombeiros e policiais começaram a bater de porta em porta para tirar a população da zona de perigo. A cidade tem previsão de ventos de 40 km e temperaturas máximas de 43 graus Celsius.

- Está muito, muito quente. O estresse, a exaustão causada pelo calor e a insolação colocam os bombeiros em uma situação muito delicada. Então, as operações de controle podem ser atrapalhadas por essas temperaturas tão altas - disse Scott Kenny, um porta-voz da Cal Fire.

As chamas avançaram para o leste, partindo das comunidades de Whiskeytown e Shasta, cruzaram o Rio Sacramento e agora ameaçam centenas de casas do lado oeste da cidade de Redding. Autoridades disseram que um defeito mecânico de um carro iniciou o incêndio na segunda-feira.

- O incêndio está se movendo tão rápido que os agentes de segurança estão fazendo retiradas o mais rápido que podem. Ele é dinâmico demais e está queimando rapidament. Houve alguns ferimentos entre civis e bombeiros - disse o porta-voz do Cal Fire, Scott McLean, ao jornal Sacramento Bee.

As estradas que partem da cidade ficaram congestionadas com motoristas que tentavam escapar das chamas, mostraram postagens em redes sociais.

Dois moradores que decidiram não partir foram Rob Wright, de 61 anos, e sua esposa, que planejavam impedir que o fogo se aproxime de sua casa com uma mangueira potente.

O incêndio florestal é um dos 88 que estão acontecendo no país, sendo a maioria no oeste dos Estados Unidos, um dos quais provocou o fechamento de grande parte do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Só neste ano, cerca de 1,6 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo no país, acima da média dos últimos dez anos, que registraram 1,5 milhão de hectares destruídos pelas chamas, segundo o Centro Nacional de Incêndios.








Fonte: Fonte: O Globo

Anuncie Aqui