Reclama PB

Confira como fica o funcionamento de shoppings e serviços na Paraíba no São João

Serviços alterados na Paraíba na data envolvem setores da economia como comércio, transportes e agências bancárias

Por Redação Paraíba Atual em 23/06/2022 às 08:09:12

Nesta sexta-feira (24) é celebrado do Dia de São João. Apesar de não ser feriado nacional, alguns serviços terão funcionamento alterado na Paraíba, onde as festividades juninas têm grande expressão. As mudanças envolvem setores como comércio, transportes e bancos. Veja detalhes abaixo.

Comércio

João Pessoa

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas-JP), o funcionamento do comércio fica a critério de cada empregador. Em caso de atividade normal, o proprietário deverá pagar aos funcionários a quantia em dinheiro correspondente ao dia trabalhado e conceder uma folga em um prazo de até 30 dias, respeitando convenção coletiva.

Campina Grande

Conforme o Sindicato dos Lojistas de Campina Grande (Sindilojas-CG), assim como ocorre na Capital, o funcionamento do comércio fica a critério de cada empregador. Em caso de atividade normal, o proprietário deverá pagar aos funcionários a quantia em dinheiro correspondente ao dia trabalhado e conceder uma folga em um prazo de até 35 dias, respeitando a convenção coletiva da categoria.

Bancos

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida de Araújo, as agências não funcionam nesta sexta-feira (24). Contas com vencimento na data poderão ser pagas, sem acréscimos, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 27 de junho.

Ônibus

João Pessoa

Nesta sexta-feira (24), o sistema de transporte coletivo urbano vai operar com quadro de domingo, com frota de 100 veículos, que realizarão 703 viagens durante todo o dia.

Trens/VLTs

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa emitiu uma nota comunicando que os trens/VLTs urbanos não funcionam nesta sexta feira (24), Dia de São João, e voltam a circular normalmente no sábado (25), a partir das 5h até as 12h15. No domingo (26), não há operação comercial. Veja o quadro:

  • Quinta Feira – 23/06 – Normal – Das 5h às 19h25
  • Sexta Feita – 24/06 – Não haverá circulação dos trens/VLTs
  • Sábado – 25/06 – Normal – Das 5h às 12h15
  • Domingo – 26/06 – Não há operação comercial

Balsa

A empresa Nordeste Navegações, responsável pelas balsas que fazem o trajeto Cabedelo-Costinha, na Grande João Pessoa, informou que o funcionamento permanece normal no Dia de São João, indo das 6h às 19h30. A previsão é de que uma balsa estará em operação, fazendo uma viagem a cada hora, mas, caso seja necessário, devido ao volume do movimento, uma segunda pode ser colocada em serviço, diminuindo o intervalo entre as viagens para 30 minutos.

Parque Arruda Câmara (Bica)

Nesta quinta-feira (23), ponto facultativo, e sexta-feira (24), feriado, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) será aberto aos visitantes, inclusive durante o fim de semana (dias 25 e 26), em horário normal, das 8h às 17h, sendo a venda de ingressos até as 16h.

O parque está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Roger. A entrada custa R$ 2 por pessoa, sendo não pagantes crianças de até sete anos de idade e idosos acima de 65 anos. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3218-9710.

Shoppings

  • João Pessoa

Manaíra e Mangabeira – Nos dias 23 e 24 de junho, os shoppings Manaíra e Mangabeira funcionam com todas as lojas, quiosques, operações de lazer, alimentação e serviços em horário diferenciado. No dia 23, véspera de São João, os shoppings funcionam das 10h às 20h.

No dia 24, feriado de São João, os shoppings funcionam das 10h às 22h. No Manaíra, não abrem as agências bancárias, Daycoval Câmbio, Boa Viagem Câmbio e Casa da Cidadania/Polícia Federal. Já no Mangabeira, as operações do Sebrae, Sicredi e Lotérica não funcionam.

No sábado (25) e domingo (26), o funcionamento segue normal, igual aos horários do fim de semana. Sábado: lojas, alimentação e lazer das 10h às 22h. Domingo: alimentação das 11h30 às 22h; lojas e lazer das 12h às 22h.

Shopping Tambiá – Dia 24: Todo shopping fechado. Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões

MAG Shopping – Dia 24: Lojas e alameda de serviços não funcionam. Praça de alimentação abre das10h às 22h. Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões

Shopping Sul – Dia 24: Fechado/ Dia 25: Lojas funcionam das 10h às 21h e praça de alimentação das 10hàs 22h

Shopping Cidade – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria

Shopping Sebrae – Dia 24: Fechado/ Dia 25: Normal, das 9h às 20h

Pátio Altiplano Shopping – Dia 24: Lojas e praça de alimentação funcionam das 12h às 20h

Liv Mall – Dia 24: Lojas e praça de alimentação não abrem. Estação Turma da Mônica funciona das 12h às 21h. Restaurante Rock & Ribs abre das 12h à 0h

  • Campina Grande

Partage Shopping – Dia 24: Lojas e quiosques abrem das 10h às 22h / Praça de alimentação e setor de lazer funcionam das 11h às 22h / Big Bompreço abre das 9h às 22h / Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões

Shopping Luíza Motta – Dia 24: Lojas e praça de alimentação funcionam das 11h às 18h

  • Guarabira

Shopping Cidade Luz – Dia 24: Lojas abrem das 13h às 21h e praça de alimentação das 10h às 22h

  • Patos

Patos Shopping – Dia 24: Lojas e praça de alimentação abrem das 12h às 22h

Guedes Shopping – Dia 24: Lojas abrem das 13h às 21h e praça de alimentação das 11h às 21h

Repartições públicas

Estado

Na Paraíba, as repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo terão ponto facultativo nos dias 23 e 24 de junho (véspera e dia de São João). As definições sobre as datas foram publicadas na portaria nº 265/2022, disponível na edição do dia 14 de junho do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com a portaria, deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais. Também fica determinado que os veículos oficiais, inclusive os de representação da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, sejam recolhidos às repartições de origem ou ao Centro Administrativo após o término do expediente do dia 22 e liberados uma hora antes do início do expediente do dia 27 do corrente mês e, ainda, que qualquer liberação excepcional seja precedida de autorização da Casa Militar do Governador, excetuando-se ambulâncias, veículos de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, das Polícias Civil e Militar e da Casa Militar ou que estejam a serviço desta.

À Polícia Militar fica determinada a apreensão e o recolhimento à Casa Militar do Governador dos veículos encontrados transitando sem a devida autorização no período citado.

João Pessoa

A Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de João Pessoa determinou ponto facultativo no dia 23, véspera de São João. Já o 24 de junho é feriado municipal na Capital, dia de São João.

Os veículos oficiais ficaram recolhidos desde o fim do expediente dessa quarta-feira (22) e só voltam a circular na segunda (27). Neste período, os serviços da urgência e emergência dos hospitais, Samu, coleta de lixo e fiscalização do trânsito estão garantidos.

Patos

A Prefeitura de Patos decretou ponto facultativo nas repartições públicas do município no dia 23 de junho de 2022 em razão dos festejos juninos.

Funcionarão normalmente os seguintes órgãos municipais de serviços essenciais: STTRANS, Guarda Civil Municipal, Samu, UPA Otávio Pires de Lacerda e UPA João Bosco de Araújo, e outros serviços.

O decreto n°32/2022 também estabelece a alteração de horário de expediente nos dias 20, 21 e 22 de junho, em que os órgãos municipais funcionam das 9h30 às 15h30, exceto os serviços essenciais.

Comunicar erro
Botecos 83

Comentários

JA 729