Reclama PB

Veja como consultar seu local de votação pelo aplicativo do TSE

Na ferramenta e-Título, eleitor também pode justificar a ausência às urnas, caso não consiga comparecer para votar

Por Redação Paraíba Atual em 21/07/2022 às 07:47:05

Os cerca de 150 milhões de eleitores do Brasil já podem se programar para saber onde irão votar nas Eleições 2022. O aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até a seção eleitoral.

No aplicativo, o eleitor também pode justificar a ausência às urnas, caso não consiga comparecer para votar.

Para este ano, segundo o TSE, o aplicativo terá uma nova versão. Entre as inovações, estão a redução do impacto nos serviços em períodos de grande procura pelas eleitoras e eleitores e uma nova central de notificações.

A versão contempla, ainda, melhoramentos relacionados à acessibilidade, inclusive com alteração das cores do aplicativo, garantindo melhor experiência para os usuários.

Outras novidades são a adaptação das telas e a mudança de cores para cumprir as melhores práticas de acessibilidade. Em especial, a mudança de cor da tela, que passou do verde para o azul para dar maior conforto às pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo.

A versão apresenta, ainda, evolução de segurança, que torna obrigatória a conferência de dados biométricos para exibição da foto da eleitora ou do eleitor, possibilitando que o app seja utilizado como forma única de identificação para ingresso nas seções eleitorais.

Serviços

Além da consulta ao local da votação e da via digital do título, o aplicativo permite a apresentação de justificativa eleitoral, a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; e a inscrição como mesário voluntário, entre outras funcionalidades. Tudo isso sem a necessidade de ir pessoalmente ao cartório.

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores baixem o aplicativo antecipadamente para evitar eventuais "filas virtuais" nos dias que antecedem a data da votação e que podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.

Como baixar

O aplicativo pode ser baixado nas plataformas Android ou iOS e está disponível para download no Google Play e na App Store.

Para utilizá-lo, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento e seguir os passos indicados. Com o aplicativo em mãos, a pessoa tem no celular ou tablet todos os dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título.


Fonte: Portal Correio

Comunicar erro
JA 729