Reclama PB

Governo da PB lança edital para contratação emergencial de médicos pediatras

O objetivo é abrir mais leitos para atender crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.

Por Redação Paraíba Atual em 17/05/2023 às 08:36:35

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Saúde, lançou nesta terça-feira (16) um edital para contratação de médicos especialistas em pediatria clínica, neonatologia e medicina intensiva pediátrica. Os profissionais vão atuar nos Hospitais da Rede Estadual e devem ser credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado e o valor estimado para a contratação dos serviços será de R$ 63 milhões.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, a chamada é emergencial para enfrentar o aumento da demanda em atendimento pediátrico no estado. Ele explica que estamos no período sazonal de doenças respiratórias e há baixa cobertura vacinal para influenza em crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos.

A Paraíba possui 321 leitos de pediatria para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Jhony Bezerra afirma que esse número pode aumentar gradativamente, de acordo com a demanda, mas para a abertura de mais leitos, é necessário ampliar o quadro de profissionais, o que justifica a abertura do edital.

"Quem dá plantão em uma UTI dessa que abre não é um pediatra comum que você consulta em um posto de saúde. É um pediatra especialista em medicina intensiva. O valor do plantão de 12h que um médico pediatra ganha é em torno de mil reais. Nós estamos colocando o valor de 2 mil reais para chamar esses profissionais. O Governo do Estado não está medindo esforços para atuar na saúde da população paraibana", destacou o secretário.

Inscrições para contratação emergencial

Os interessados deverão preencher fichas que estão anexadas ao edital e entregar junto com a documentação exigida. O credenciamento será realizado em etapa única, com a apresentação da documentação de habilitação, divulgação da classificação e contração. Todos os candidatos que atenderem as condições e critérios de habilitação serão considerados aptos. Após a homologação, os habilitados poderão ser convocados para assinatura de contrato, observado o interesse da administração.

As inscrições permanecerão abertas por tempo indeterminado, até que a Secretaria de Saúde revogue o interesse. Os candidatos devem entregar a documentação exigida no edital na sede da secretaria, localizada na Av. Dom Pedro II, nº 1826, Torre, em João Pessoa, de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h30 às 12h e das 14h às 16h.

Comunicar erro
JA 729