Reclama PB

Advogadas apoiadoras de Paulo Maia lançam Rede de Sororidade

Por Redação Paraíba Atual em 09/11/2018 às 18:37:18

Cerca de 50 advogadas participaram do lançamento da Rede de Advogadas em Sororidade no Fórum de Mangabeira, em João Pessoa, representando todas as operadoras do Direito que serão acolhidas pelo movimento no Estado da Paraíba.

A Rede das Mulheres Advogadas em Sororidade é um projeto incentivado e apoiado pelo advogado e presidente da Seccional Paraibana da Ordem dos Advogados do Brasil (OABPB), Paulo Maia, mas a ser protagonizado por todas as mulheres advogadas, a partir de uma construção coletiva, pela real igualdade entre gêneros.

A sororidade consiste na prática da empatia, do companheirismo e na união entre mulheres em prol de um objetivo comum voltado para a afirmação de direitos que eliminem situações ainda existentes de desigualdade e discriminação. 

Nesse sentido, no caso das mulheres advogadas, tal afirmação está relacionada à luta contra situações de desigualdade e discriminação vivenciadas pelas mesmas no exercício de sua profissão. 

De acordo com o Dicionário online de Português, sororidade é a relação de irmandade, união, afeto ou amizade entre mulheres, assemelhando-se àquela estabelecida entre irmãs. "É a união de mulheres que compartilham os mesmos ideais e propósitos, normalmente de teor feminista".


Articulação coletiva

Para isso, a Rede das Mulheres Advogadas das Mulheres Advogadas buscará, a partir dessa construção coletiva em sororidade, articular todas as mulheres do movimento, identificando obstáculos, elaborando estudos para solucioná-los e traçando caminhos para executá-los. Tudo através de uma articulação coletiva, pautada numa rede solidária de comunicação entre as mulheres advogadas, com o fim de alcançar ainda mais avanços para as mesmas.

A iniciativa surgiu a partir de estudos na temática de gênero, bem como de reflexões e partilhas entres muitas mulheres advogadas, especialmente na "I Conferência da Mulher Advogada da OAB/PB", que contou com a participação de advogadas do Estado da Paraíba, bem como de juristas de outros Estados, abordando temas atuais e de grande relevância.

Troca de experiências

Diante da troca de experiências ocorrida na Conferência, que confirmou a necessidade de maior fortalecimento entre mulheres e o anseio por mais avanços, essas advogadas, com total apoio e incentivo de Paulo Maia, e a partir de uma construção coletiva em sororidade, idealizaram e construíram as primeiras páginas desse grandioso projeto, que está só começando.

"Essa semana, estaremos anunciando alguns objetivos já traçados, a serem concretizado na gestão de Paulo Maia. E no próximo dia 14, estaremos nos reunindo com todas as mulheres advogadas para uma roda de diálogo, pautada na troca de experiências sobre questões de gênero, de modo a contribuir ainda mais com o fortalecimento da Rede", comentou a advogada Larissa Almeida.

 

Comunicar erro
JA 729