Reclama PB

RaĂșl Castro recebe 201 mĂ©dicos cubanos que saĂ­ram do Brasil

Por Redação em 24/11/2018 às 11:29:05
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O ex-presidente e lĂ­der do Partido Comunista de Cuba, RaĂșl Castro, recebeu 201 profissionais cubanos que integravam o programa Mais MĂ©dicos no Brasil e que chegaram a Havana. Acompanhado do segundo do partido, JosĂ© RamĂłn Machado, e de um grupo de lĂ­deres polĂ­ticos, Castro foi atĂ© o avião para cumprimentar os profissionais.

No Ășltimo dia 14, o MinistĂ©rio da SaĂșde de Cuba anunciou o rompimento do acordo com o Mais MĂ©dicos. O governo cubano informou discordar das exigĂȘncias feitas pelo governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e tambĂ©m sinalizou incĂŽmodo com as crĂ­ticas feitas por ele. Desde então, profissionais cubanos deixam o Brasil.

A estimativa Ă© que, de forma escalonada, atĂ© dezembro, os outros 8.332 profissionais de Cuba vinculados ao Mais MĂ©dicos regressem ao paĂ­s de origem.

O diretor da Unidade Central de Colaboração MĂ©dica de Cuba, Jorge Delgado, reiterou que o processo de retirada dos profissionais da saĂșde do Brasil serĂĄ "ordenado, seguro e digno". 

"Os mĂ©dicos estão muito dispersos, em mais de 2.500 municĂ­pios na grande extensão territorial do gigante sul-americano, razão pela qual hĂĄ vĂĄrios dias começaram a transferir-se de seus locais de residĂȘncia atĂ© as cidades de onde partirão os voos para a Ilha", afirmou Delgado referindo-se ao retorno para Cuba.

primeiro grupo de 205 colaboradores sanitĂĄrios que retornou ao paĂ­s foi recebido pelo presidente cubano, Miguel DĂ­az-Canel, que ressaltou o "desinteresse, altruĂ­smo e entrega plena" com que cumpriram sua missão nos lugares mais necessitados de assistĂȘncia sanitĂĄria no Brasil.

Programa

O Mais MĂ©dicos foi criado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff com o objetivo de garantir a assistĂȘncia mĂ©dica a comunidades desfavorecidas nas comunidades e regiões remotas do Brasil.

A presença cubana nessa iniciativa foi estipulada por meio de um convĂȘnio com a Organização Pan-Americana da SaĂșde (Opas) e representava mais da metade dos profissionais contratados pelo programa.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de SaĂșde (Conasems), pelo menos 285 cidades e 36 Distritos SanitĂĄrios Especiais IndĂ­genas (Dseis) ficaram sem mĂ©dicos em equipes de prevenção com a saĂ­da de profissionais cubanos. 

O MinistĂ©rio da SaĂșde abriu nesta semana edital para seleção de profissionais que substituirão os cubanos que deixarão o Brasil. As inscrições ficam abertas atĂ© o dia 7 de dezembro.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
JA 729