Ampliar Office

Especialista fala sobre persistência, aproveitamento do tempo e autossabotagem

Por Redação Paraíba Atual em 10/01/2019 às 09:32:17

Os primeiros dias do ano novo são perfeitos para colocar planos e metas no papel e se preparar para tornar suas resoluções de começo de ano em realidade.

Por mais que você possa começar a qualquer hora, o início de um novo ciclo ajuda as pessoas a se organizarem melhor. Entre as listas existem metas como emagrecer, conseguir um emprego, iniciar uma prática esportiva, iniciar aquele curso que vai dar um up na carreira. Mas, independente de qual seja o desejo, uma coisa é certa: é preciso foco e persistência.

Segundo a Master Coach Aline Marques, presidente da Febracis - Coaching Integral Sistêmico em João Pessoa, a primeira coisa que se deve fazer ao pensar nas metas é ter clareza aonde você quer chegar, para então traçar um plano específico e impor datas. "É necessário ter uma clareza do que se quer, a ponto de quando estiver escrevendo a meta no papel, a pessoa consiga visualizar mentalmente esta coisa acontecendo. Em seguida, é preciso estabelecer prazos para tirar do papel e fazer acontecer, ou então todo o planejamento não se concretiza", explica

O primeiro passo para construir um hábito em direção à meta pessoal é fugir da autossabotagem. Por exemplo, muita gente alega falta de tempo para fazer as coisas mais importantes, enquanto desperdiça horas preciosas em atividades sem importância. De acordo com o Global Web Index, os brasileiros gastam cerca de 4 horas por dia on-line em seus smartphones, geralmente em atividades pouco ou nada produtivas.

"A autossabotagem é inerente ao ser humano, é um vício emocional que vai do mais leve, corriqueiro, ao mais grave, que nos impede de fazer o que devemos. Quando a pessoa não se sente merecedora, vai se sabotar quando vem um prêmio maior para a vida. Se não se sente capaz de fazer algo, mesmo sendo, vai se sabotar na execução daquela tarefa, e por aí vai. É preciso inteligência emocional para sobrepor isso", comenta Aline Marques.

 Apesar de todas as orientações algumas pessoas ainda podem sentir dificuldade em manter o foco, planejar as suas metas e precisam de ajuda para saber que caminho seguir. Maior Instituição de Coaching das Américas, a Febracis realiza no dia 7 de fevereiro em João Pessoa o curso "O Poder da Ação", com o especialista e autor Paulo Vieira, uma autoridade internacional em temas como Coaching, Liderança, Negociação, Relações Humanas e Gestão Eficaz de Pessoas, com consultorias em mais de 500 empresas ao longo de seus quase 20 anos de carreira nesse segmento. O evento será no Centro de Convenções da Capital e são esperados cerca de duas mil pessoas.


Anuncie Aqui